O que é a raspagem da próstata?
- Daniel Pires Vaz
- May 1, 2024
- 3 min read
Updated: May 4, 2024
Entenda mais sobre as técnicas cirúrgicas minimamente invasivas para HPB
Pacientes que sejam portadores de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) muitas vezes não apresentam sintomas ou queixas urológicas, mas necessitam de acompanhamento pois a doença progride com o passar da idade. Não há correlação do tamanho da próstata com os sintomas do paciente.
Eventualmente, o paciente começa a apresentar sintomas de esvaziamento da bexiga ou queixas para manter o armazenamento. Normalmente os sintomas começam a se apresentar a partir da 4° década de vida. Nestes casos, é imperativo afastar diagnósticos diferenciais e realizar alguns exames complementares.
A ultrassonografia de aparelho urinário masculino nos auxilia avaliando o resíduo pós miccional (RPM), além de avaliar a espessura da parede vesical, trabeculações, presença de cálculos vesicais ou alterações anatômicas da próstata (como o lobo mediano). Exames de análises clínicas auxiliam na detecção de infecções urinárias ou perda de função renal.

Fig.1 - Lobo mediano da próstata em exame de ultrassom
A partir destas informações complementares, munido da história clínica e exame físico do paciente, o profissional urologista dirá qual o melhor tratamento a ser instituído.
Normalmente em pacientes com próstatas pequenas, PSA baixo, urofluxometria com bom fluxo, com baixo resíduo pós miccional e pequenas queixas, normalmente o acompanhamento ou tratamento medicamentoso em monoterapia terão bons efeitos.
Já em pacientes com próstatas aumentadas de volume, PSA mais elevado, urofluxometria com baixo fluxo, RPM elevado e sintomas mais exuberantes, talvez o tratamento medicamentoso com mais de uma droga ou o tratamento cirúrgico seja necessário.
Atualmente, as grandes diretrizes focam na prevenção das consequências a longo prazo da HPB, sendo indicado cada vez mais precocemente condutas agressivas em relação a esta patologia.
Existem algumas indicações absolutas para o tratamento cirúrgico da HPB, sendo elas:
Mais de 2 episódios de retenção urinária aguda com necessidade de sondas
Cálculos na bexiga
Ureterohidronefrose bilateral com bexigoma
Refratariedade ao tratamento medicamentoso otimizado
RPM>200 mL
Hipoatividade vesical associada
Alguns achados sugerem que o paciente não evoluirá bem com o tratamento medicamentoso, como a presença de lobo mediano, índice de protrusão prostática elevada, sintomas graves e refratários à primeiras medidas farmacológicas. Nestas situações, o médico urologista deve também oferecer o tratamento cirúrgico de forma precoce.
E quais são as formas que a cirurgia pode ser realizada?
A técnica operatória mais indicada em todos os guidelines ainda é a Ressecção Transuretral da Próstata (RTUp). Essa é a chamada ‘raspagem’ da próstata, indicada para próstatas de até 80 gramas.
O procedimento é realizado em centro cirúrgico, sob anestesia, com a colocação de um aparelho através da uretra, sem cortes no abdome. Durante a cirurgia o urologista realiza cortes usando uma fibra metálica incandescente, cortando e coagulando o tecido. As amostras são aspiradas e enviadas à patologia. Normalmente o paciente fica internado em uso de uma sonda vesical de demora recebendo irrigação vesical, com alta após 2 dias e cessação da hematúria. Complicações relacionadas à RTU são síndrome pós RTU, hematúria, infecções urinárias, e em menor grau, disfunção erétil e incontinência urinária.

Fig.2 - Ilustração simulando RTUp

Fig.3 - Antes e Depois da RTUp, mostrando o ganho de calibre na uretra
Atualmente, há discussão sobre métodos alternativos para o tratamento cirúrgico da HPB, como o HoLep, Aquablation, Rezum, Urolift, Greenlight e outros. Ainda é necessário estudos científicos para avaliar a superioridade desses métodos, mas todos apresentam benefícios ao sintomas e jato urinário do paciente.
Para próstatas maiores de 100gs, é recomendado o tratamento endoscópico com HoLep, ou a prostatectomia simples (via aberta, laparoscópica ou robótica), cada uma das quais apresentando suas particularidades, benefícios e efeitos colaterais.
Entendeu como funciona a raspagem da próstata? Tem alguma dúvida?
Entre em contato ou agende uma consulta !





Comments